22 de jul. de 2013

Caneta que sinaliza erros ortográficos

caneta-lernstift
  Corretores ortográficos em navegadores e editores de texto ajudam você a escrever corretamente no computador. Agora, a caneta Lernstift se propõe a levar esse recurso também para as folhas de papel: usando de sensores de movimento, ela é capaz de detectar o que o usuário está escrevendo e vibra quando alguma palavra é escrita incorretamente.
  Um casal alemão notou que seu filho, que ainda está aprendendo a escrever, errava muitas palavras. Foi aí que surgiu a ideia de desenvolver a caneta inteligente. A vibração é uma maneira de notificar um erro e pode ser muito útil para quem ainda está dando os primeiros passos na escrita – ao sentir a caneta vibrando, a pessoa será estimulada a voltar atrás e descobrir onde errou.
  A caneta possui dois modos de operação. O primeiro é o modo correção: ela vibra uma vez ao detectar um erro ortográfico e duas vezes quando encontra um erro de gramática. O outro é o modo caligrafia: a Lernstift sabe o que a pessoa está escrevendo e reconhece falhas na forma ou legibilidade de cada letra. É um verdadeiro combate aos garranchos.
  Por dentro da caneta, há sensores de movimento e pressão, uma antena Wi-Fi para enviar a escrita para um dispositivo móvel, uma pequena bateria e um software para detectar os movimentos, que roda sobre Linux. Esses componentes, que são basicamente um smartphone sem algumas peças (tela e antena GSM, por exemplo), custam algo entre 50 e 80 euros.
  A Lernstift ainda é um protótipo, mas já é possível reservar uma unidade na página oficial. No mês que vem, os criadores pretendem levantar de 200 mil a 1,5 milhão de euros numa campanha de crowdfunding. A caneta deve começar a ser vendida em agosto, mas o preço final ainda é uma incógnita.

  O vídeo falando da caneta:

Fonte:Tecnoblog

Legal, né, gente??

Nenhum comentário:

Postar um comentário